Os Lençóis Maranhenses são um dos tesouros mais deslumbrantes do Brasil. Com suas dunas imponentes e lagos cristalinos que se formam e desaparecem ao longo do ano, esse paraíso tropical oferece uma experiência memorável para quem gosta de aventura e ama a natureza. Neste guia, falamos um pouco sobre as belezas, atividades e o que fazer para aproveitar ao máximo o seu passeio. Acompanhe e fique por dentro de tudo!
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está localizado a 265 km da capital São Luís, e é um dos cartões postais mais deslumbrantes do Brasil. Composto por uma paisagem de areia branca e lagos cristalinos intermitentes que se alteram ao longo do ano, o lugar oferece uma experiência inesquecível.
Além da paisagem de tirar o fôlego, a fauna e flora do Parque abrigam uma diversidade biológica grande, símbolo de preservação ambiental, isso sem contar a promoção da cultura e tradições locais. Reconhecido internacionalmente, os Lençóis recebem turistas de todos os continentes.
Por que as dunas dos Lençóis Maranhenses são tão incríveis?
A beleza das dunas é tão singular por uma combinação de fatores naturais que dão características únicas ao lugar. A formação geológica transporta areia da costa para o interior, criando dunas com mais de 40 metros de altura. Com isso, a interação entre o vento e as correntes marítimas formam esse cenário maravilhoso.
O que marcam as dunas são suas variações de cores, já que a areia é composta pelos mais diversos minerais que refletem a luz. Outro destaque são os lagos temporários que se formam com as chuvas. Como toda a paisagem está em constante movimento, isso passa uma sensação de fluidez e renovação. É um local para relaxar, se conectar com a natureza e desfrutar de um visual grandioso.
Quando ir aos Lençóis Maranhenses
Para aproveitar ao máximo a beleza dos Lençóis Maranhenses, preste atenção na temporada de chuvas, que acontecem de janeiro a junho. Recomendamos que antes de viajar você consulte o site do INMET para checar as condições do clima.
O auge das chuvas acontece de fevereiro a maio, é quando as lagoas enchem de água e criam as famosas piscinas entre as dunas. Dessa forma, os melhores meses para viajar até os Lençóis Maranhenses são: junho, julho e agosto.
A partir de setembro e outubro é difícil ver os lagos cheios, porque a maioria da água já evaporou, o que dificulta a possibilidade de fazer mergulhos. O pior período para ir até os Lençóis é de novembro a abril, que marca o período da seca. Você pode até aproveitar o lugar, mas sem as piscinas entre as dunas.
Em janeiro as lagoas começam a encher novamente, mas como ainda é a temporada das chuvas, isso pode atrapalhar um pouco o passeio. Em maio o volume de água começa a diminuir, por isso a melhor época do ano para ir para lá é a partir de junho.
No entanto, o período chuvoso pode variar de um ano para o outro, então é importante que você confira qual será o período exato para curtir ao máximo a paisagem e desfrutar das atrações turísticas.
Como chegar aos Lençóis Maranhenses
Os Lençóis estão localizados no estado do Maranhão, a cerca de 265 km da capital São Luís. Assim, existe duas formas de chegar até lá, seja por Barreirinhas, a cidade mais próxima, ou por São Luís.
Por Barreirinhas
Barreirinhas é a cidade mais próxima dos Lençóis e oferece uma infraestrutura turística bem desenvolvida. Se optar por Barreirinhas, é possível pegar um voo direto para lá até o Aeroporto de Barreirinhas, ou também ir por um voo que vem de São Luís.
Por São Luís
Agora, se optar chegar por São Luís, é possível pegar um voo até o Aeroporto Internacional de São Luís. A partir daí, você pode optar por ir de transfer, táxi, ônibus e outras opções, como van compartilhada, transfer privativo, entre outros. No entanto, de carro você gastará cerca de 4h30min ou mais, a depender do trânsito.
Transporte
Barreirinhas, Santo Amaro e o povoado de Atins são as principais cidades que dão acesso aos Lençóis Maranhenses. Para se locomover entre as dunas o ideal é contratar um serviço de transporte, seja para visitar os Lençóis ou ir até as cidades. O mais comum é a contratação de guias e agências credenciados pelo IMCBio. Os passeios em veículos 4×4 são os mais tradicionais, mas fazer uma caminhada a pé nas dunas também vale a pena.
Documentação
Além disso, para fazer um bom planejamento da sua viagem, leve em conta a documentação que você deve levar. Recomendamos que você tenha em mãos o RG ou a CNH para identificação. Além disso, leve também o comprovante de reserva de hospedagem, as passagens e outros documentos que possam ser necessários. Estar com os documentos em ordem te ajuda a não passar por nenhum apuro durante a viagem e aproveitar o máximo possível.
Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses
Encontrar um lugar para se hospedar pode garantir uma experiência inesquecível durante sua estadia nos Lençóis Maranhenses. Por isso, leve em conta os seguintes fatores:
Localização
Barreirinhas é a cidade mais popular, oferecendo uma ampla seleção de hotéis e pousadas, além de uma boa infraestrutura turística. Recomendamos que você escolha lugares próximos ao centro, onde estão localizadas a Avenida Beira Rio e a Praça do Trabalhador. Agora, se estiver buscando um local mais intimista, que ofereça sossego e tranquilidade, sugerimos os hotéis à beira do Rio Preguiça.
Já Santo Amaro e Atins são opções mais rústicas e remotas, assim mais adequadas para quem está buscando uma experiência autêntica e tranquila. As pousadas e hotéis são mais simples, com cara bem de interior.
Tipo de acomodação
Além disso, também é importante que você considere o tipo de acomodação que melhor atende às suas necessidades e preferências, já que existem lugares para todos os gostos e orçamentos.
Pesquise
Por fim, pesquise as avaliações dos viajantes e verifique a reputação online dos locais que você está considerando ficar. É uma estratégia que fornece informações sobre a qualidade do serviço, as comodidades oferecidas e as opiniões de quem já passou por lá. Seguem abaixo as nossas recomendações:
Porto Preguiças Resort
Situado perto do Rio Preguiças, esse resort fica a 3 km da cidade de Barreirinhas. Possui bangalôs descontraídos para você curtir a paisagem. As cortesias incluem estacionamento e caiaque. Outras comodidades são o bar, piscinas externas e quadra de tênis. Também há uma adega de vinhos, salas de jogos e massagens disponíveis.
Vila Aty Lodge
Localizado em Atins, a Vila Aty é um local que oferece desde acomodações de luxo até super premium. Inclui experiências como massagem relaxante, piquenique, jantar exclusivo, café da manhã, wakeboard e trekking nos lençóis maranhenses.
Vila Vento
Localizado em Atins, o Vila Vento é um Cama & Café (B&B) sustentável, à beira-mar, que oferece piscina ao ar livre e instalações para esportes aquáticos. Além disso, oferece almoços para viagem para você levar em excursões e outros passeios fora da propriedade.
Atins Charme Chalés
Localizado a 600 metros da praia de Atins, essa hospedagem oferece acomodações confortáveis, piscina ao ar livre, restaurante, jardim e terraço. Também possui Wi-fi e estacionamento privativo gratuito.
Pousada do Porto
Localizada em Barreirinhas, a Pousada do Porto possui acomodações com jardim, estacionamento privativo gratuito e lounge compartilhado. Possui uma localização privilegiada, à beira de um rio, e o local é acolhedor.
Atrações nos Lençóis Maranhenses
As principais atrações dos Lençóis Maranhenses são as dunas e lagoas. A paisagem é um verdadeiro cenário cinematográfico, com suas formas onduladas esculpidas pelo vento.
As lagoas são o ponto alto do passeio, onde é possível se refrescar e se encantar com as águas cristalinas. São quase como que um oásis em meio ao deserto de areia, formadas durante o período chuvoso. Essas lagoas têm diferentes tamanhos e profundidades, as mais rasas são ideais para famílias e crianças, enquanto as fundas são perfeitas para fazer mergulhos.
Além das dunas, os Lençóis Maranhenses também abrigam uma rica variedade de fauna e flora. É possível encontrar peixinhos nas lagoas, aves migratórias, mamíferos e plantas adaptadas ao ambiente.
Atividades e pontos turísticos
As atividades oferecidas na região são diversas e atendem ao gosto de todos. Os passeios de jipe pelos Lençóis são uma excelente maneira de explorar as dunas e lagos, com paradas estratégias. Também é possível fazer passeios de barco pelo rio Preguiça e flutuação no rio Formiga, visitar comunidades locais e aprender um pouco da cultura.
A região também oferece opções como sandboard, trekking, observação de aves e mergulho. Para os mais aventureiros, a prática de kitesurf é bastante popular em Atins, devido às condições ideias do vento e da água.
Vida noturna
A vida noturnas nos Lençóis Maranhenses é mais tranquila e voltada para um ambiente descontraído e relaxante. As principais opções de entretenimento noturnos estão nas cidades-base, como Barreirinhas e Santo Amaro. Nesses locais, é possível encontrar bares e restaurantes que oferecem música ao vivo e shows, principalmente durante a alta temporada.
Alguns estabelecimentos oferecem ambientes aconchegantes, decoração rústica e música ao vivo, onde os visitantes podem desfrutar de petiscos e drinques tropicais. Esses locais costumam ter uma atmosfera amigável, ideal para compartilhar histórias de viagem e conhecer pessoas de todos os lugares do mundo.
Além dos bares e restaurantes, alguns hotéis e pousadas também oferecem opções de entretenimento noturno, como shows temáticos, apresentações de dança regional e eventos culturais. É uma oportunidade de fazer uma imersão na cultura local e relaxar após um dia intenso de passeio nas dunas e lagoas.
Desse modo, a proposta da região é proporcionar um ambiente tranquilo e em contato com a natureza, onde você pode se desconectar do estresse do dia a dia e vivenciar momentos de paz e tranquilidade.
Gastronomia nos Lençóis Maranhenses
Comida boa é o que não falta na região dos Lençóis Maranhenses! A gastronomia oferece pratos que atendem aos mais variados gostos, além dos pratos tradicionais da região: peixada, galinha caipira, carne de sol, camarão no abacaxi, tapiocas, sucos naturais de bacuri, buriti, etc.
Em Barreirinhas
Na cidade é possível encontrar restaurantes e bares que oferecem uma grande seleção de pratos. A região é conhecida por seus frutos-do-mar frescos, como camarões, peixes e mariscos. Os frutos-do-mar são preparados de diversas formas, como moquecas, ensopados e grelhados, sempre realçando o sabor natural e fresco dos ingredientes.
Porto Preguiças
Localizado no Porto Preguiças Resort, esse restaurante oferece uma gastronomia com opções de peixes, crustáceos, frutos-do-mar, paella, massas, risotos, cabrito, carne de sol, galinha caipira e pizzas.
Bambaê Bar Restaurante e Pizzaria
Situado próximo ao rio Preguiças, esse restaurante oferece uma variedade de frutos-do-mar, carnes e pizzas, além de coquetéis, num espaço rústico e descontraído.
Em Atins
Já no povoado de Atins, os pratos típicos incluem o famoso “peixe na brasa”, onde os peixes são grelhados na brasa com temperos regionais, como açaí, dendê e pimenta-de-cheiro. Além disso, você pode saborear receitas deliciosas à base de macaxeira, como a tradicional tapioca e o beiju.
Casa de Juja
A Casa de Juda, por exemplo, é um restaurante bem charmoso que oferece frutos-do-mar, cervejas, vinhos e drinks.
Em Santo Amaro
Santo Amaro também oferece opções gastronômicas interessantes, com destaque para os pratos à base de peixes de água doce, como o tucunaré e o tambaqui. São preparados de diversas maneiras, seja em moquecas, fritos, grelhados ou assados, acompanhados de pirão e arroz branco.
Dicas para aproveitar os Lençóis Maranhenses
Dito tudo isso, nós separamos algumas dicas para que você aproveite ao máximo essa paisagem que os Lençóis Maranhenses oferecem:
- Só faça passeios com condutores autorizados;
- Não ande sozinho pelas dunas, a chance de você se perder é grande, e o resgate pode ser trabalhoso;
- Leve protetor solar e máscara de mergulho, se for fazer;
- Também leve seus itens pessoais como medicamentos, shampoo, repelente contra insetos, etc;
- Prefira roupas leves, porque lá faz calor a maior parte do ano;
- Não se esqueça de levar roupa de banho também, pois elas serão usadas em todos os passeios, praticamente;
- Tome cuidado ao carregar dinheiro ou cartões e evite deixá-los sem supervisão;
- É normal as cidades ficarem sem sinal de Wi-fi ou telefone, inclusive no alto das dunas. Se precisar falar ou mandar mensagem para alguém, se programe ou peça para que o guia indique um local que a rede esteja funcionando;
- Em suma, aproveite os passeios e todas as atrações, e não se esqueça de experimentar os pratos típicos e levar para casa novas experiências gastronômicas.
Meio ambiente e sustentabilidade
Por mais que os Lençóis Maranhenses sejam um dos destinos mais visitados do Brasil, trata-se de um ecossistema frágil, que requer uma abordagem responsável e sustentável no turismo. Com isso, cabe cuidarmos desse lugar incrível. Respeite a fauna e a flora local, evite o descarte irregular de plásticos e outros componentes não degradáveis e não jogue lixo nas lagoas. A água é um bem precioso na região, economize sempre que puder. Ao fazer isso, você ajuda na preservação ambiental e contribui para os próximos turistas aproveitarem e se maravilharem a beleza desse lugar único no nosso Brasil.
Vamos viajar?
Como você percebeu, os Lençóis Maranhenses são umas das paisagens mais incríveis do país. Há de tudo um pouco para explorar: lugares únicos, diversidade de fauna e flora, comidas típicas e atrações das mais diversas.
Por isso, você está considerando viajar para lá e quer comprar sua passagem aérea conosco ou já comprou, entre em contato para obter suporte personalizado. A equipe da Vimples está disponível para te ajudar fornecendo mais informações sobre o destino, respondendo suas dúvidas e auxiliando na elaboração do seu roteiro de viagem.
Mande uma mensagem no WhatsApp e peça uma cotação, ou entre em contato através do nosso formulário.
Caso você tenha alguma sugestão de edição, entre em contato por meio do e-mail [email protected].