Quando estamos organizando uma viagem, uma das maiores preocupações é como fazer pagamentos durante o tempo que estivermos fora do país. Por isso, fizemos um guia completo para explorarmos as opções de cartões e dinheiro disponíveis, bem como as vantagens e desvantagens e te ajudar a escolher a melhor forma de pagamento das suas despesas durante a viagem. Também vamos avaliar algumas opções de cartões de crédito disponíveis para compras internacionais. Acompanhe!
Opções para pagamento de despesas com cartões e dinheiro
Existem diversas opções para pagamentos de despesas em uma viagem internacional, confira abaixo as principais.
Cartões de crédito
É a forma de pagamento mais popular para compras internacionais. Os cartões de crédito são aceitos na maioria dos estabelecimentos comerciais: hotéis, bares, restaurantes, aeroportos e etc.
Mas, é importante lembrar que em cada transação feita são cobrados o spread bancário e o imposto sobre operações financeiras (IOF). O spread bancário é a diferença entre o valor da cotação do dólar comercial e o valor cobrado pelo banco para a transação. Já o IOF é um imposto que incide sobre as operações de crédito, câmbio e seguro. Em 2023, a taxa do IOF está em 5,38%.
Dinheiro em espécie
Embora o pagamento em dinheiro esteja se tornando cada vez menor ao redor do mundo, ainda é aconselhável levar uma quantia em espécie para ser usada durante a viagem. No entanto, esteja ciente dos perigos que existem ao andar com uma quantidade grande de dinheiro. Para mais, já existem países que estão adotando a tendência “cashless”, ou seja, estabelecimentos que não aceitam dinheiro e optam por receber os pagamentos por meio de transações digitais.
Contas globais
As contas globais são uma novidade que vem crescendo com o passar do tempo. Oferecidas por bancos e fintechs, elas permitem que você mantenha uma conta em moeda estrangeira, facilitando os pagamentos no exterior. Alguns exemplos de contas globais são o C6 Bank, o Banco Inter e o Nomad. Além disso, as taxas cobradas variam de acordo com a instituição financeira e possuem taxas menores em relação aos cartões de crédito convencionais.
Cartões de crédito para compras internacionais
Como falamos, os cartões de crédito são a forma mais popular de pagamento, pois oferecem conveniência e praticidade ao permitir que você faça compras em vários lugares do mundo e até mesmo saques em moeda local em caixas eletrônicos. Além disso, muitos cartões oferecem benefícios adicionais, como programas de recompensa, seguro viagem e programas de acesso às salas vip.
É importante considerar a cobrança do spread bancário e o IOF. Confira abaixo algumas opções de cartões de crédito disponíveis para compras internacionais.
Itaú Tudo Azul Visa Infinite
Este cartão de crédito é oferecido pelo banco Itaú, e tem um spread bancário de 5,5% para compras internacionais, enquanto o IOF é de 5,38%.
BRB Dux Visa Infinite
É o cartão de crédito oferecido pelo Banco de Brasília. Tem um spread bancário de 4% para compras internacionais, e a taxa de IOF é de 5,38%. Além disso, oferece benefícios exclusivos como acesso a salas vip em aeroportos e seguro viagem.
Sicoob Mastercard Black Merit
Este cartão de crédito é oferecido pelo Sicoob e não cobra spread bancário para compras internacionais. O IOF é de 5,38%. Também oferece benefícios exclusivos, como seguro viagem e acesso a programas de fidelidade.
Santander AAdvantage Mastercard Black
É o cartão de crédito oferecido pelo Santander, com um spread bancário de 6% para compras internacionais e IOF de 5,38%. Oferece benefícios exclusivos, como acesso a salas vip em aeroportos e acúmulo de milhas aéreas.
Bradesco Elo Diners Club
É um cartão de crédito oferecido pelo banco Bradesco, com um spread bancário de 5,5% para compras internacionais e IOF de 5,38%. Também proporciona benefícios exclusivos, como acesso a salas vip em aeroportos e seguro viagem.
C6 Carbon
É um cartão de crédito oferecido pelo C6 Bank. Tem um spread bancário de 4% para compras internacionais e IOF de 5,38%.
Itaú Mastercard Black LatamPass
Este cartão de crédito oferecido pelo banco Itaú tem um spread bancário de 5,5% para compras internacionais e IOF de 5,38%. Além do mais, oferece benefícios como acesso a salas vip em aeroportos e acúmulo de pontos no programa de fidelidade LatamPass.
Inter Mastercard Black
Por sua vez, o Banco Inter oferece o cartão de crédito Mastercard Black, que tem um spread bancário de 1% para compras internacionais e IOF de 5,38%. Também oferece benefícios exclusivos, como acesso a salas vip em aeroportos.
American Express The Platinum Card
Este cartão de crédito é oferecido pela American Express. Tem um spread bancário de 5,5% para compras internacionais e IOF de 5,38%. Além disso, conta com diversos benefícios exclusivos, como acesso a salas vip em aeroportos, seguro de viagem e acúmulo de pontos no programa de fidelidade.
BTG Mastercard Black
É o cartão de crédito oferecido pelo BTG Pactual. Tem um spread bancário de 5% para compras internacionais, e IOF de 5,38%, porém é possível ativar o IOF especial e pagar apenas 1,1% de taxa. Quando esse benefício é ativado, o cartão é uma das opções mais econômicas se você deseja fazer compras no exterior.
Algumas opções populares entre os brasileiros incluem o Nubank e o Inter Gold. O Nubank oferece um cartão de crédito internacional sem anuidade, mas cobra um spread bancário de 4% para essas compras internacionais e IOF de 5,38%. Já o Inter Gold cobra um spread bancário de 1% e IOF de 5,38%.
Além disso, as taxas de spread bancário podem variar de instituição para instituição e assim como o IOF, podem ser atualizadas com frequência. O ideal é que você verifique com seu banco ou instituição qual é o valor da taxa antes de fazer uma transação internacional.
Outro ponto que você deve observar é se o cartão de crédito ou conta global que você está usando estão sujeitos a taxas diferentes das taxas padrão. As contas de renda alta, geralmente, têm taxas diferentes das contas comuns, o que pode afetar significativamente o custo final das transações.
Cartões de crédito: IOF e spread
Os cartões de crédito convencionais, como Nubank, Itaú, Santander, Bradesco, entre outros, são a escolha mais popular para se fazer pagamentos em compras internacionais. No entanto, esteja atento ao spread bancário e ao IOF cobrados.
Como falamos anteriormente, o spread bancário é a diferença entre o valor da cotação do dólar comercial e o valor cobrado pelo banco para fazer a transação. Já o IOF é o imposto que incide sobre operações de crédito, câmbio e seguro, que possui uma taxa de 5,38% por transação. Por isso, é importante prestar atenção nas taxas cobradas por cada cartão, já que elas podem elevar consideravelmente o custo final das suas compras.
Cartões de contas globais: vantagens e desvantagens
As contas globais são uma opção cada vez mais utilizada por quem viaja. As taxas são menores se comparadas aos cartões de crédito convencionais, e as opções mais populares são o C6 Bank, Banco Inter e a Nomad. Esses cartões oferecem vantagens significativas com relação às taxas e anuidade.
Por exemplo, o C6 Carbon é um cartão de crédito oferecido pelo C6 Bank com um spread bancário de 4% para compras internacionais, e com IOF de 5,38%. No entanto, o C6 Bank também oferece uma conta global cujo valor do spread é de 1%, e 1,1% de IOF.
Já o Banco Inter Mastercard Black tem um spread bancário de 1% e IOF de 5,38%, enquanto sua conta global cobra 1% de spread bancário e 1,1% de IOF.
Vantagens e desvantagens
As contas globais são cartões de débito e isso pode facilitar se você deseja ter mais controle sobre os gastos. Com um cartão de crédito, é fácil gastar mais e acabar se endividando. Com a conta global, você só pode gastar o dinheiro que tem, e por consequência, controla melhor suas finanças.
Mas, é importante lembrar que essas contas, via de regra, não oferecem os mesmos benefícios dos cartões de créditos comuns, como descontos em hotéis e passagens aéreas ou acúmulo de pontos em programas de fidelidade.
Embora sejam uma opção mais barata em termos de taxas, as contas globais exigem planejamento. Você precisa transferir o dinheiro para a conta com antecedência para garantir que terá recursos suficientes para cobrir as despesas da viagem.
Assim, avaliar todas as vantagens e desvantagens vai te ajudar a determinar se um cartão de conta global é a melhor opção para você durante sua viagem internacional.
Dinheiro em espécie: vantagens e desvantagens
Levar dinheiro em espécie para viagens internacionais ainda é uma opção, apesar do crescimento das transações eletrônicas.
Uma das principais vantagens de ter dinheiro em espécie são nos casos em que os cartões de crédito ou débito não são aceitos, como mercados ou pequenas lojas. Além disso, é uma opção se quer controlar melhor os seus gastos, já que você gasta somente o que tem em mãos. Outro ponto importante é evitar taxas e tarifas associadas a transações internacionais.
Entretanto, carregar grandes quantidades de dinheiro pode representar um risco alto de perda ou roubo durante a viagem, gerando preocupação em relação à sua segurança pessoal. Além disso, ao viajar para um país diferente, a conversão de moeda pode estar sujeita a taxas de câmbio desfavoráveis, o que resulta em custos adicionais.
Cada troca de moeda envolve a cobrança de uma taxa, que pode ser fixa ou proporcional ao valor trocado. Isso significa que, se você precisa fazer dois câmbios (em casos de viajantes que visitam países onde a moeda local não está disponível para compra no Brasil) estará sujeito a cobrança de taxa duas vezes, aumentando significativamente o valor da transação.
Fora isso, já existem países em que a circulação de dinheiro em espécie está diminuindo. Em alguns locais, os estabelecimentos se recusam a aceitar pagamentos em dinheiro e incentivam os clientes a usarem cartões de crédito ou débito.
A Suécia, por exemplo, está no caminho para se tornar o primeiro país a abolir o uso de dinheiro em espécie, ao utilizar somente pagamentos eletrônicos. A Dinamarca, Noruega, Reino Unido, Canadá e Austrália são outros exemplos de países nos quais é difícil ou até mesmo impossível pagar com dinheiro em espécie.
Cartões e dinheiro: avalie todas as opções
Quando for levar em conta as opções de pagamento, é importante analisar as vantagens e desvantagens de cada formato.
Os cartões de crédito têm aceitação global, o que facilita suas compras ao redor do mundo. Em caso de perda ou roubo, é possível bloqueá-lo rapidamente e evitar maiores prejuízos. Além disso, muitos cartões oferecem programas de recompensas, nos quais você pode acumular pontos e trocar por passagens aéreas, acesso às salas vip e outros benefícios adicionais.
No entanto, ao utilizar os cartões de crédito no exterior, lembre-se das taxas de conversão de moeda, como o IOF e o spread bancário e observe o impacto dessas cobranças no custo final das suas transações. Além do mais, o uso irresponsável do cartão pode resultar em grandes dívidas, que podem gerar dor de cabeça lá na frente.
Levar dinheiro em espécie pode ser mais econômico, mas pode ser arriscado estar sujeito a roubos e assaltos.
Porém, mesmo que você utilize cartão de crédito ou débito, é importante levar pelo menos um pouco de dinheiro em espécie, pois existem lugares que aceitam somente dinheiro em espécie e não fazem transações eletrônicas. Para não passar aperto, recomendamos que você leve uma quantia para usar, se for necessário.
Escolhendo a melhor opção de pagamento para você
Logo, não existe uma única opção ideal para todos os viajantes quando falamos de pagamentos em viagens internacionais. Cada opção tem seus prós e contras, e cabe a você avaliar as vantagens e benefícios de cada formato.
Nós, da Vimples, costumamos mesclar cartões e dinheiro nas nossas viagens. Levamos uma quantia em espécie para emergências, mas a maioria dos gastos são realizados usando o BTG Mastercard Black com IOF especial. No entanto, para a maioria dos viajantes, a conta global é a mais indicada, já que oferece taxas mais baixas e maior controle de gastos.
Independentemente da opção escolhida, lembre-se que as taxas de IOF e spread podem aumentar em muito o custo das suas compras internacionais. Em razão disso, é fundamental avaliar as taxas e benefícios de cada opção antes de decidir se você vai utilizar cartões ou dinheiro durante a viagem.
Agora você está mais do que preparado para fazer as contas e escolher a melhor opção de pagamento para você, seja com cartões ou dinheiro. Com planejamento e estratégia, é possível minimizar os custos da viagem e aproveitar ao máximo!
Consulte recomendações personalizadas!
Se você comprou uma passagem com a Vimples, entre em contato conosco para fazermos uma recomendação específica para o seu perfil, com base nos cartões que você já tem acesso ou, se preferir, sugestões para adquirir novos cartões.
Caso você tenha alguma sugestão de edição, entre em contato por meio do e-mail [email protected].